quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CURSO LIVRE AOS SÁBADOS DE AR AUTOMOTIVO PRÁTICO EM OFICINA


AR AUTOMOTIVO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VEICULAR
www.eletromecanicas.com.br

profissionais, alunos e professores 
Oficina e Curso livre


lembrete: os cursos que realizamos é feito e realizado na própria oficina, e as técnicas que iremos utilizar é baseada em anos de trabalho em conhecimento na própria oficina, todos os cursos e investimento do aluno é a melhor forma de aprendizado, pós estes investimento sempre terão a melhor forma de prática do mesmo, então não espere mais ou fiquem apenas tentando tirar certificação sem desenvolvimento por várias instituições, pós a certificação é muito bem vinda, mas a prática e conhecimento de oficina, não exixte nada melhor, pós vocês terão diretamente contato em oficina e como proceder no diagnostico em oficina, e diploma não concerta carro, o nosso foco não e quantitativa, mas sim qualidade, entendimento e prática, para que o aluno e profissional possam ter um melhor desenvolvimento e ter mais chance no mercado de trabalho e montar seu próprio negócio.

Palestra realizada na Faetec de Quintino, sendo a maior rede do Rio de Janeiro de Educação e profissionais do setor, alunos e professores do Senaí e Cvt, com instrutor Flávio Magalhães, conceituado na área de tecnologia da informação automotiva e com mais de 200 cursos em vários setores automotivos em aperfeiçoamento, e segundo suas palavras nunca sabemos tudo, pós a tecnologia e o desenvolvimento tecnológico, esta a cada dia mais diversificado nos veículos e mais tecnologias eletrônicas e software embarcados, assim; todos nós temos que sempre esta estudando e se aperfeiçoando no mercado profissional, e nós temos as palestras  como objetivo de levar algum conhecimento do ar automotivo e Empresas da área automotiva. que foram  realizadas em 2015.

A tecnologia dos ar condicionados, hoje tem muita eletrônica que nelas envolve, principalmente o conceito de injeção eletrônica e elétrica, mas para isso temos que passar e aprendes os conceitos básicos desse sistema, que nós desenvolvemos em prática em oficina, isso para ter uma melhor compreensão de prática e funcionamento técnico. Mas temos que entender que muitas vezes a aluno pense que apenas um cursos irá resolver tudo, e o aluno sai sabendo tudo, mas isso não é verdade, precisamos entendes que o aprendizado virá com o tempo e a prática do próprio aluno nos desafios que iram surgir, mas podem ficar tranquilos que é assim mesmo, tudo na vida temos que dar nosso suor e valor em nossa profissão, e isso é muito gratificante, pós nesse exato momento vocês estão aptos a trabalhar com ar condicionado, e lembrando que sempre se atualizando a cada tecnologia que iram surgir no mercado.

FLUXOGRAMA FUNCIONAL DO AR CONDICIONADO BÁSICO


O princípio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente interno pelo externo, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador (radiador frio) que por contato sofre queda de temperatura, baixando a umidade relativa do ar. A refrigeração é possível graças às mudanças de estado do refrigerante, ora em estado líquido (alta pressão), ora gasoso (baixa pressão). Ao mudar do estado líquido para o gasoso, processo chamado de evaporação, absorve o calor do ar dentro do habitáculo, superaquecendo o gás refrigerante. De modo inverso, ao passar do estado gasoso para o líquido, o refrigerante perde calor na parte externa do veículo, processo chamado de condensação, onde o gás refrigerante recebe super-resfriamento. Ou seja, perde o calor absorvido no evaporador. Quando alcançado a temperatura desejada é feita leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura de conforto humano por algum tempo, qualquer variação nessa temperatura automaticamente aciona o compressor novamente.
Ar Condicionado É a combinação dos equipamentos do conjunto através da mudança de posicionamento de “portinholas” de direcionamento de ar, acionamento de eletro válvulas e ou sinais elétricos para determinados componentes do painel de comando e atuadores. Para obtermos a condição mais adequada de conforto dentro do veículo tanto no inverno como no verão com ar totalmente frio, morno ou aquecido. O condicionamento do ar é o processo que regula, artificialmente, a temperatura, fluxo de ar e umidade, proporcionando um ambiente agradável aos seus usuários a um nível desejado. O sistema de ar condicionado deve manter o ambiente do carro em condição confortável para os passageiros, mesmo que as condições do lado externo do veículo sejam desfavoráveis.



ATENÇÃO AOS DETALHES ACIMA, OBSERVANDO O FLUXOGRAMA PODEMOS DIZER QUE O GÁS REFRIGERANTE FLUI A SUA DIREITA COMO NA FIGURA, O COMPRESSOR RESPONSÁVEL PELA CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DOS PISTÕES INTERNOS E SEU CONJUNTO MECÂNICO  FUNCIONAL, DANDO CONTINUIDADE PELA MANGUEIRA, CONDENSADOR, QUE SUA FUNÇÃO É TROCA DE CALOR, DEPOIS A VÁLVULA DE EXPANSÃO,  EVAPORADOR, MANGUEIRA, FILTRO SECADOR E DANDO SEMPRE A MESMA SEQUÊNCIA DE TRABALHO, É LÓGICO QUE ISSO TEM MAIS FUNCIONALIDADE ALÉM DISSO, COM UM SUBCONJUNTO ELÉTRICO E ELETRÔNICO QUE NELA A ENVOLVE
O curso alem disso ensinaremos com mais detalhes as funções mecânicas e ligações técnicas com relés de 4 e 5 pinos.

Estaremos postando novidades em 2016, em vários setores de tecnologia automotiva, foquem atendo, pós as dicas poderá sempre ser útil em seu trabalho. e a cada semana teremos novidades diversificados neste setor.
Peças que compõem o Ar Condicionado Automotivo Aquecedor Bobina magnética Caixa de ar Chicote elétrico Comando elétrico Compressor Condensador Correia Eletros ventiladores Evaporador Filtro Acumulador Secador Filtro Antipólen Muffler Polias Pressostatos Sensores Tanque de sucção Termostato Tubo Expansor Tubulação (alumínio e borracha especial) Válvula de Expansão

A prática com relé e seu entendimento é muito importante para o grande início que iram dar nos próximos passos nessas técnicas e soluções.














Vídeo de ar automotivo e dicas técnicas de trabalho

Alguns detalhes do compressor automotivo



 Medição de resistência na bobina magnética do compressor
Esta fase de reparação é feita com profissionais que iram trabalhar com manutenção de compressores, tendo então já concluindo o curso de reparação básica, e depois com mais experiência treinar a reparação mais específica do mesmo para que tenham maiores conhecimento e trinamento técnicos, para a sua reparação de cada compressor que existe no mercado, tendo que investir mais em sua extensão de empreendedor.
 Componentes físicos do compressor internos

A cada curso que nós nos aperfeiçoamos, notamos a necessidade de mais aprimoramento, pós o mercado é muito diversificado nesta área em ar condicionado, e a tecnologia vem a cada dia mudando suas técnicas, modelos e formatos, e o reparador tem que vim acompanhando seu desenvolvimento tecnológico, para que sempre fiquem atualizado no mercado.


O esquema elétrico é muito importante em seu conceito prático, tendo em base em todo o conjunto funcional, e cada carro tem seu esquema e ligações destinada a cada montagem da Engenharia.

O esquema elétrico é muito importante para o profissional, e é indispensável para os profissionais, é dos esquemas que podemos nos basear-se nas técnicas elétricas e desenvolvimento técnicos do mesmo, Estes esquema é vendidos pelas Empresas relacionadas a cada modalidades, e nós indicamos algumas delas aos nossos alunos do curso em oficina do site www.eletromecanicas.com.br

Atenção: Todos os cursos damos a idealidade de prática em oficina, para que o aluno use seu raciocínio lógico e desenvolvimento do mesmo, e que possam ter mais técnica na hora do diagnósticos aos clientes, facilitando melhor seu conhecimento.




Fotos de cursos de ar de 2015







VEJAM ALGUNS DETALHES DE ESQUEMAS AUTOMOTIVOS.


DIAGRAMA ELETRICO DE AR CONDICIONADO VEICULAR

A variedade de carros e diferentes modelos de esquemas dependendo da sua construção e Engenharia eletro-eletrônica projetada a cada montadora e sistemas diversificados nos carros, e nós dando sequência em desenvolvimento e aperfeiçoamento para ficarmos atualizados no mercado.
Vejam alguns esquemas abaixo e modelos de carros diferentes e imagine os demais sistemas, sabendo-se que já tem de 1000 modelos variados e sistemas embarcados.

Esquema Elétrico Palio/Siena/Strada 1.0 MPÌ/1.5 MPI/1.6 ie/1.6 MPI

  

Esquema Elétrico ar  Marea e weekend 2.0 20v




Esquema Elétrico ar  Marea turbo




Esquema Elétrico ar  tempra 2.0 ie e 16v 





Fiesta/Courier 1.0/1.4 16V 104 Pinos


Fiesta/Courier 1.0 60 pinos









ESQUEMA ELETRICO KA 1.0 1.3 60 PINOS




 RANGER 98



  

  GOL GL 1.8


GOLF GLX, GTI ...95



PARATI MULTIPONTO




VECTRA 97 ...



S10 2.2 MPFI





OMEGA 4.1

CURSO PRÁTICO  DE AR EM OFICINA 2016
CURSO DE AR CONDICIONADO AOS SÁBADOS EM OFICINA
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