quarta-feira, 9 de março de 2016

ATUADORES DA INJEÇÃO ELETRÔNICA AULA 4


ATUADORES  BÁSICOS  DOS CARROS


Os Atuadores são componentes são responsáveis pelo controle do motor, recebendo os sinais elétricos da central eles controlam as reações do motor.



    Injetor combustível.JPG
  • Injetores - Responsáveis pela injeção de combustível no motor, a central controla a quantidade de combustível através do tempo que mantêm o injetor aberto ( tempo de injeção). Esses podem ser classificados por seu sistema de funcionamento: monoponto (com apenas um injetor para todos os cilindros) e multiponto (com um injetor por cilindro). Sendo que esses injetam combustível de forma indireta, antes das válvulas de admissão, existe também a injeção direta, que os injetores de combustível injetam dentro da câmara de combustão.




  • Bobinas - Componente que fornece a faísca (centelha) para o motor. Os sistemas antigos (ignição convencional) utilizam uma bobina e um distribuidor para distribuir a faísca a todos os cilindros, já os sistemas modernos (ignição estática) utilizam uma bobina ligada diretamente a dois cilindros ou até uma bobina por cilindro. A central é responsável pelo avanço e sincronismo das faíscas.















    Motor de Passo.JPG
  • Motor corretor marcha lenta ou motor de passo - Utilizado para permitir uma entrada de ar suficiente para que o motor mantenha a marcha lenta, indiferente as exigências do ar-condicionado, alternadore outros que possam afetar sua estabilidade. Normalmente o atuador é instalado em um desvio (by pass) da borboleta, podendo controlar o fluxo de ar enquanto ela se encontra em repouso.







  • Bomba de combustível - Responsável por fornecer o combustível sob pressão aos injetores. Na maioria dos sistemas é instalada dentro do reservatório (tanque) do automóvel, ela bombeia o combustível de forma constante e pressurizada, passando pelo filtro de combustível até chegar aos injetores.










  • Válvula purga canister - Permite a circulação dos gases gerados no reservatório de combustível para o motor. Normalmente é acionada com motor em alta exigência.







Relé auxiliar ou de potência Finalidade fundamental é acionar um circuito de alta potência partindo de um circuito de baixa potência e com grande vantagem de manter-se ambos circuitos isolados e funcionais. 








  • Eletroventilador de arrefecimento - Posicionado atrás do radiador, ele é acionado quando o motor encontra-se em uma temperatura alta, gerando passagem de ar pelo radiador mesmo quando o automóvel estiver parado. Nos sistemas modernos ele é desativado se o automóvel estiver acima de 90 KM/H.








  • Luz avaria do sistema - Permite a central avisar ao condutor do automóvel que existe uma avaria no sistema da injeção eletrônica, ela armazena um código de falha referente ao componente e aciona a estratégia de funcionamento para o respectivo componente permitindo que o veiculo seja conduzido até um local seguro ou uma oficina.


CENTRAL ELETRÔNICA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA


UCE é como uma CPU! Por exemplo: Para que a setinha do mouse de seu computador se mova, é preciso que um sensor capte o movimento que você está fazendo, e um atuador, no caso, o monitor, atue de modo que você possa perceber o movimento da seta.
Da mesma forma, para que o Central Eletrônica de Comando (ou UCE) saiba a quantidade ideal de combustível e o momento exato da ignição (realizado por aturadores), ela depende do sinal de sensores como os de temperatura do fluido refrigerante, de velocidade, rotação, fase, detonação, e mais uma infinidade destes espalhados pelo motor do veiculo.
A UCE, basicamente, é o cérebro responsável por interpretar os dados dos sensores e enviar comandos aos aturadores. Uma única falha nesta peça, por menor que seja, pode comprometer todo o funcionamento do carro.
Os primeiros automóveis a adotar sistemas de injeção eletrônica possuíam conceitos de semi-injeção. Neste caso, embora a adição de combustível ainda fosse realizada por meio de um carburador, que utilizava a pressão negativa existente no coletor de admissão durante o funcionamento do motor para tal, contava com pequenas análises a respeito de seu funcionamento, interpretadas pela Central Eletrônica. Após uma cadeia de melhorias, o processo passou a ser totalmente controlado pela UCE. Sendo assim, a adição de combustível passou a ser realizada por meio de bicos injetores (atuadores), que utilizavam o sinal (por exemplo) do sensor de rotação para saber o momento ideal para realizar a “injeção”. Daí, Injeção Eletrônica.

Normas base de ligações em alguns casos das montadores:



Exercícios:

1- Para que serve o relé?
r:



2- Qual as normas dos  números do relé auxiliar de 4 pinos?
r:


3- Qual o atuador responsável pelos gases de queima do tanque de combustível:
r:



4- Qual o atuador responsável para atuação da bomba elétrica?
r:


5- Qual o atuador responsável pela transformação de centelha dos carros de baixa para alta?
r:


6- O que a bomba elétrica é responsável em fazer no veículo?
r:


7- Quem mantem a pressão constante na bomba elétrica?
r:


8- O que é DDP?
r:


9- Se colocarmos entrada na linha 30 negativa, qual seria seu saída de ligação na potência do consumidor?
r:


10- O que um diodo faz no sistema de alimentação funcional?
r:



Instrutor Flávio M.B
Boa sorte a todos!!!






4 comentários:

  1. Muito boa aula!! mas quero saber o que significa 12....22 dá injeção qdo ela pisca uma e depois duas×significando12

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  2. Muito boa aula!! mas quero saber o que significa 12....22 dá injeção qdo ela pisca uma e depois duas×significando12

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  3. Muito boa aula!! mas quero saber o que significa 12....22 dá injeção qdo ela pisca uma e depois duas×significando12

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