domingo, 13 de março de 2016

AULA 5 FINALIZAÇÃO BÁSICA 1ª CICLO DE ALUNOS DE 2016




AULA 05 FINALIZAÇÃO BÁSICA

GNV E INTRODUÇÃO BÁSICA.


Os componentes básicos de um Kit de GNV são os seguintes:


» Cilindros(s) de GNV
Resultado de imagem para imagens de gnv
   O cilindro deve ser fixado em posição transversal ao veículo através de cintas de fixação.
   O automóvel pode ter mais de um cilindro, neste caso o conjunto deve ser tratado como um único tanque.




» Suporte do(s) cilindros(s)
   Fixa o cilindro ao veículo. Todas as fixações devem ser presas por parafusos - com especificações normalizadas - para suportar acelerações e freadas. Também deve ter um berço para facilitar sua acomodação. Uma proteção de borracha nos pontos de contato do cilindro com o suporte evita a oxidação entre os dois metais.

» Válvula do cilindro
   Funciona por meio de outros 3 dispositivos contidos em seu corpo: a válvula de excesso de fluxo, a válvula de alivio e a válvula de corte rápido.
   Estes mecanismos gerenciam a saída ou a retenção do gás e são utilizados em casos de excesso de fluxo ou de rompimento das tubulações externas.


» Tubulações
   Interligam os componentes do sistema. São apropriadas para serviço de alta ou baixa pressão, de acordo com sua localização.


» Válvula de abastecimento
   Responsável pelo suprimento de GNV ao veículo, dispõe de um dispositivo de retenção que impede que o gás volte para a fonte de abastecimento, evitando perdas de combustível. Conta com uma "manícula de fechamento rápido", de cor vermelha, que corta o GNV em emergências ou durante a manutenção do motor.


» Regulador manual de vazão
   Regula a pressão do gás que alimenta o motor. Como a pressão de gás no cilindro varia conforme o consumo, seus múltiplos estágios de regulagem estabilizam a pressão para o funcionamento do motor.


» Manômetro
   Componente que mede e indica, continuamente, a pressão do gás do cilindro. Como o volume de gás tem relação direta com a pressão, o manômetro - localizado entre a válvula de abastecimento e o regulador de pressão - envia um sinal elétrico para a chave comutadora indicando as reservas de GNV do veículo.


» Misturador
   Promove a homogeneidade da mistura ar X combustível.
   Sua instalação deve ser adequada ao tipo de motor, uma vez que existem motores com potências e desempenhos diferentes. Isto é o que garante o excelente funcionamento do motor (tanto com o GNV quanto com o combustível original), evitando a perda de potência e o consumo excessivo.


» Chave comutadora
   Instalada no painel do veículo, é através dela que você aciona o uso do gás ou a passagem para o combustível original.

» Barra de aterramento
   Este componente deve ser bem identificado, ter localização visível e fácil acesso para a conexão do cabo de aterramento. Sua função é descarregar a eletricidade estática contida no veículo durante o abastecimento.

» Eletroválvula
   Componente utilizado somente em motores carburados. É responsável pela entrada e saída do combustível original do veículo. Conta com sistema de bloqueamento manual para casos de emergência. existem dois tipos: a do carburador e a do gás.











funcionamento do sistema do gnv.


>>redutor
 responsável pela redução e divisão reguladora do sistema do gás, passando por 3 fases de redução em estágios até chegar a pressão atmosférica da entrada de admissão do motor.


  1. O gás sai do cilindro e vem pela tubulação de alta pressão até chegar ao redutor de pressão.
  1. No redutor, a pressão é reduzida e adequada ao funcionamento do motor.
  2. Antes de chegar ao motor, o gás passa pelo atuador que é comandado pelo gerenciador eletrônico.
  3. O gás chega ao misturador que o espalha pelo coletor de admissão
  4. O motor suga o gás misturado ao ar e queima a mistura que sai pelo escapamento.
  5. No escapamento, a sonda lambda faz a medição para verificar se a queima foi correta.
  6. Caso contrário, o gerenciador muda a regulagem do atuador. Isto acontece em frações de segundo.
Quando o carro funciona no gás, os bicos injetores param de receber gasolina. Para que luzes não se acendam no painel, existe o simulador de bicos que diz ao módulo de injeção de gasolina que tudo continua funcionando normalmente (e ele acredita, ).
Pela chave comutadora é possível mudar de gás para gasolina ou vice-versa.










Todo veículo a Gasolina, Álcool ou Diesel possui um ponto de ignição diferente do Gás e portanto quando estiver funcionando no gás deve-se de alguma forma corrigir o ponto para o correto funcionamento e durabilidade do veículo. O Variador de Avanço muda o ponto de ignição quando está no gás. Geralmente avança de 6º a 21º a mais no gás de acordo com a aceleração e/ou rotação do veículo
Varia o Ponto de Ignição de acordo com o sensor ou atuador que estiver conectado. Quando o sistema é de injeção é conectado também ao sensor de posição de borboleta ou do pedal de acelerador quando eletrônico.









Esquema elétrico:






SISTEMA DE IGNIÇÃO:


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