AULA 05 FINALIZAÇÃO BÁSICA
GNV E INTRODUÇÃO BÁSICA.

Os componentes básicos de um Kit de GNV são os seguintes:
- Cilindro(s) de GNV
- Suporte do(s) cilindro(s)
- Válvula do cilindro
- Tubulações
- Válvula de abastecimento
- Regulador manual de vazão
- Manômetro
- Misturador
- Chave comutadora
- Barra de aterramento
- Eletroválvula
- REDUTOR
» Cilindros(s) de GNV
O automóvel pode ter mais de um cilindro, neste caso o conjunto deve ser tratado como um único tanque.
» Suporte do(s) cilindros(s)

Funciona por meio de outros 3 dispositivos contidos em seu corpo: a válvula de excesso de fluxo, a válvula de alivio e a válvula de corte rápido.
Estes mecanismos gerenciam a saída ou a retenção do gás e são utilizados em casos de excesso de fluxo ou de rompimento das tubulações externas.
Estes mecanismos gerenciam a saída ou a retenção do gás e são utilizados em casos de excesso de fluxo ou de rompimento das tubulações externas.
» Tubulações


Responsável pelo suprimento de GNV ao veículo, dispõe de um dispositivo de retenção que impede que o gás volte para a fonte de abastecimento, evitando perdas de combustível. Conta com uma "manícula de fechamento rápido", de cor vermelha, que corta o GNV em emergências ou durante a manutenção do motor.

Regula a pressão do gás que alimenta o motor. Como a pressão de gás no cilindro varia conforme o consumo, seus múltiplos estágios de regulagem estabilizam a pressão para o funcionamento do motor.
» Manômetro


Promove a homogeneidade da mistura ar X combustível.
Sua instalação deve ser adequada ao tipo de motor, uma vez que existem motores com potências e desempenhos diferentes. Isto é o que garante o excelente funcionamento do motor (tanto com o GNV quanto com o combustível original), evitando a perda de potência e o consumo excessivo.
Sua instalação deve ser adequada ao tipo de motor, uma vez que existem motores com potências e desempenhos diferentes. Isto é o que garante o excelente funcionamento do motor (tanto com o GNV quanto com o combustível original), evitando a perda de potência e o consumo excessivo.
Instalada no painel do veículo, é através dela que você aciona o uso do gás ou a passagem para o combustível original.
» Barra de aterramento

» Eletroválvula
Componente utilizado somente em motores carburados. É responsável pela entrada e saída do combustível original do veículo. Conta com sistema de bloqueamento manual para casos de emergência. existem dois tipos: a do carburador e a do gás.
funcionamento do sistema do gnv.
>>redutor

- O gás sai do cilindro e vem pela tubulação de alta pressão até chegar ao redutor de pressão.
- No redutor, a pressão é reduzida e adequada ao funcionamento do motor.
- Antes de chegar ao motor, o gás passa pelo atuador que é comandado pelo gerenciador eletrônico.
- O gás chega ao misturador que o espalha pelo coletor de admissão
- O motor suga o gás misturado ao ar e queima a mistura que sai pelo escapamento.
- No escapamento, a sonda lambda faz a medição para verificar se a queima foi correta.
- Caso contrário, o gerenciador muda a regulagem do atuador. Isto acontece em frações de segundo.
Quando o carro funciona no gás, os bicos injetores param de receber gasolina. Para que luzes não se acendam no painel, existe o simulador de bicos que diz ao módulo de injeção de gasolina que tudo continua funcionando normalmente (e ele acredita, ).
Pela chave comutadora é possível mudar de gás para gasolina ou vice-versa.
Pela chave comutadora é possível mudar de gás para gasolina ou vice-versa.


Todo veículo a Gasolina, Álcool ou Diesel possui um ponto de ignição diferente do Gás e portanto quando estiver funcionando no gás deve-se de alguma forma corrigir o ponto para o correto funcionamento e durabilidade do veículo. O Variador de Avanço muda o ponto de ignição quando está no gás. Geralmente avança de 6º a 21º a mais no gás de acordo com a aceleração e/ou rotação do veículo

Esquema elétrico:
SISTEMA DE IGNIÇÃO:
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