segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

2ª AULA GRATUITA DE ELÉTRICA 2019


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CONTINUAÇÃO:

AULA 02 DE ELÉTRICA DO BLOG

Grandezas elétricas: Unidades de medida
O Sistema Internacional (SI) também define as unidades de medida para essas grandezas elétricas, que são:
  • Tensão = Volts (V)
  • Corrente = Ampere (A)
  • Potência = Watt (W)
  • Resistência = Ohm (Ω)

 Potência elétrica?

A  potência elétrica basicamente é a velocidade com que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho. Caso você não saiba, o watt (W) é a unidade de potência no sistema internacional de medidas.
Nos equipamentos elétricos, a potência indica qual a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo. O micro-ondas por exemplo, precisa de uma determinada quantidade de watts (potência), para gerar o trabalho, que no caso deste equipamento é o aquecimento.
Ex: Como instalar um relé num circuito de potência baixa em alta, e qual a espessura do fio, sem sobrecarregar o sistema elétrico do carro ou circuito que esta trabalhando ou mesmo instalando.

Resistência elétrica?

resistência elétrica é caracterizada como a capacidade de um corpo se opor à passagem da corrente elétrica. Entenda que a resistência elétrica pode variar de acordo com a largura, comprimento, condições ambientais e natureza do material do condutor.
Aqui no Mundo da elétrica já falamos sobre a resistência elétrica, e explicamos como a temperatura pode interferir na resistência elétrica de um condutor. No sistema internacional, a unidade de medida da resistência é Ohm, que é uma homenagem ao alemão George Simon Ohm.
Ex: fio ou componentes de baixa qualidade ou resistência baixa num circuito de alta, isso pode ocasionar muita resistência ao circuito e danos, e até mesmo pegar fogo no veículo, por isso que temos que respeitar cuidadosamente cada circuito projetado.

 Tensão elétrica?


A tensão elétrica é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. Resumidamente, podemos dizer que a tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.
Saiba que a diferença de potencial pode representar uma fonte de energia (força eletromotriz). E também pode representar uma perda de energia ou armazenamento (queda de tensão).
  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. A pilha é um grande exemplo de funcionamento com tensão contínua, porque a polaridade da pilha sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – No caso da tensão alternada, a polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Na tomada, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a polaridade desta tensão alterna 60 vezes por segundo.
  • teste de diodo em um sentido de polaridade ou led.

Em um ambiente de oficina, muitas vezes usamos vários recursos para os testes de elétrica, como antigamente, lâmpada pingo d'água, lâmpada 67, 69, 11/41, 10/34 ou farol, para identificarmos a energia fluente da passagem, mas devido a evolução e a eletrônica, foram tomadas medidas de cuidados técnicos, e de alguns anos até os dias atuais, usamos caneta de polaridade eletrônica digital, multímetro digital e em alguns casos não usamos mais o multímetro, com uma nova visão tecnológica agora osciloscópio, e isso depende muito no qual sistema ou no que você esta atuando no momento e em que tipo de eletrônica, por isso que devemos evoluir na técnica e de como pensar e analisar atualmente.

Normas técnicas da norma DIN.  dicas técnicas


























Na maior parte dessas normas temos as base de ligação elétrica dos relés, mais isso agora depende de qual montadora podemos seguir, por isso é fundamental o esquema elétricos dos carros atualmente.


Exercício de pesquisa do blog

01) O QUE É CONSIDERADO ACUMULADOR DE ENERGIA EM UM CARRO?

R: BATERIA

02) QUEM GERA CARGA AO SISTEMA ELETRÔNICO E CARGA A BATERIA?

R: ALTERNADOR

03) EM UMA RELAÇÃO DE CARGA DO ALTERNADOR, É CONSIDERADO NO MINIMO DE QUANTOS VOLT O PERFEITO FUNCIONANDO DO ALTERNADOR FUNCIONANDO E NO MAXIMO TAMBÉM PELO MULTÍMETRO?

R:  13.8 Á 14.5

04) POR QUE NÃO DEVEMOS DAR TRANCO NOS CARROS?

R: PARA EVITAR POSSÍVEL EMPENO NAS VÁLVULAS, OU A QUEBRA DE CORREIAS DEVIDO AO TRANCO DO MOTOR.

05) PORQUE NÃO DEVEMOS DAR CHUPETA DE CARGA NOS CARROS ATUAIS?

R: PARA EVITAR PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO E ERROS PROVOCADOS PELA VOLTAGEM DIFERENCIADA AO SISTEMA.

06) O RELÉ BASE DE 4 PINOS, EM UM CIRCUITO DE LIGAÇÃO DE UMA BUZINA SÃO OS SEGUINTES NÚMEROS DE LIGAÇÃO SEGUNDO AS NORMA DIN VIA RELÉ AUXILIAR, QUAIS SÃO ELES E IDENTIFIQUE-OS?

R: 30 ENTRADA POSITIVA , 87 SAÍDA POSITIVA , 85 ENTRADA NEGATIVA E 86 ENTRADA POSITIVA PÓS CHAVE DE IGNIÇÃO.

07) PELA NORMA DIN LEI DE NILTON, QUANTO MAIOR O COMPRIMENTO, SERÁ MAIOR O QUE ?

R:  A RESISTÊNCIA

08) Em uma ligação que eu quero fazer para dar partida a um auxilio do motor de partida, qual seria os números para tal esquema de start para o automático do arranque? 

R: ENTRADA POSITIVA 30, SAÍDA POSITIVA 50 DA IGNIÇÃO, E ENTRADA 50 DO AUTOMÁTICO DO MOTOR DE ARRANQUE.

09) O QUE DEVEMOS USAR ATUALMENTE PARA TESTES MAIS ESPECÍFICOS EM NOSSA OFICINA, CITE ALGUNS DELES?

R:  CANETA DIGITAL E OSCILOSCÓPIO

10) CITE AS GRANDEZAS ELÉTRICAS QUE VOCÊ CONHECE?

R: V = VOLT,  R =RESISTÊNCIA, A =  AMPERE,  W = POTÊNCIA


BOA SORTE E ESTUDE ESTA PESQUISA, POSTAREMOS A RESPOSTA NA SEMANA QUE VEM JUNTO COM A 3ª AULA DE ELÉTRICA GRÁTIS DO BLOG.


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