terça-feira, 25 de abril de 2017

Dicas de relé auxiliar e ligação



RELÉ AUXILIAR

O QUE É UM RELÉ AUXILIAR?

Quase todo relé de automóveis tem um função específica. Veja alguns exemplos:
A seta é acionada por um relé que faz piscar determinadas lâmpadas. O pisca-alerta também.
O limpador de para-brisa possui um relé em seu circuito que controla o tempo de funcionamento e também aciona o sistema de água do para-brisa.
Outro relé controla a temperatura do desembaçador de vidros do seu carro. O mesmo pode acontecer com o ar condicionado.
Inúmeros sistemas elétricos são controlados por relés, alguns bem específicos. Mas existe um em particular que chamamos de “pau pra toda obra” e o seu nome explica esse apelido: relé auxiliar. Sua função básica é acionar faróis de neblina, por exemplo, “segurando a barra” da caloria gerada pela lâmpada que se espalha pela fiação podendo chegar até os comandos. Ou seja, o calor gerado fica restrito do relé para frente, ou do relé até as lâmpadas. Dentro dele existe uma pequena bobina de cobre que absorve parte desta energia, suportando-a de maneira eficiente.
Para automóveis (no Brasil) o relé será sempre de 12 volts. Já a potência muda. Para faróis pode usar de 20 a 70 amperes. Um farol consome em média 5A. Sendo dois, são 10 amperes na média. Isso seria a metade da potência suportada por um relé de 20. A diferença entre os relés seria o tamanho, principalmente o da pinagem. O de 70 tem pinos maiores e é muito usado para ventoinhas de radiador. Também temos relés especiais para lâmpadas de 100 Watts são os chamados relés duplo de farol e suportam até 300 Watts, sobrando 100 watts de capacidade. Mas estes são usados mais para preservar o estrago que lâmpadas de 100W podem causar na fiação. Resumindo: quanto maior a amperagem, maior a capacidade do relé. A voltagem deve ser sempre a mesma da bateria.
Essa é apenas mais uma das funções de um relé auxiliar. Com certeza ele é uma das peças mais usadas nos sistemas elétricos de automóveis e outros veículos. Seu uso “absorve” calor, protegendo a parte elétrica de seu carro evitando até incêndios muito comuns nos carros antigos que usavam fios grossos para fazer essa função que o relé auxiliar faz hoje.  O relé auxiliar pode ser usado em qualquer acessório elétrico ou eletrônico de um carro. Como dizem por aí: quem auxilia dificilmente atrapalha.
Especificações mais comuns 




 Seguem algumas normas DIN que temos como base na elétrica automotiva aplicado em diversos carros, mas fiquem atentos aos modelos importados, pos podem ter variações técnicas dependendo da Engenharia de cada montadora.

Imagem relacionada
Abaixo algum esquema de ligação com relé:

Resultado de imagem para ESQUEMA DE RELÉ AUTOMOTIVO

ATENÇÃO: JÁ ESTAMOS COM OS CURSOS ATIVOS EM:


- INJEÇÃO ELETRÔNICA N1 SEGUNDA E TERÇA DAS 18:00 ÁS 21:30 COM 2 MESES

- AR AUTOMOTIVO N1  QUARTA E QUINTA DAS 18:00 ÁS 21:30 COM 2 MESES

- GNV-G3  SEXTAS DAS 18:00 ÁS 21:30  2 MESES

- MECATRÔNICA SÁBADOS DAS 9:00 ÁS 12:00 DURAÇÃO 3 MESES

- ELETRICISTA  AOS SÁBADOS DAS 14:00 ÁS 18:00 3 MESES

CADA CURSO A SUA ESCOLHA  10 X R$350,00 NO CARTÃO ( APENAS CARTÃO )
OU Á VISTA COM DESCONTO DE 20% DO VALOR. SAI POR R$2.800,00


* INCLUSO MATERIAL DIDÁTICO E AO CONCLUIR O CURSO CERTIFICADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

tecnologia automotiva