terça-feira, 28 de junho de 2016

DICAS TÉCNICAS OFICINA E CURSO LIVRE


EVOLUÇÃO DA TEMPERATURA DOS MOTORES AUTOMOTIVOS
 TUDO TEM UM INICIO, ASSIM COMO O SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR,, NA 
DÉCADA DE DE 1970 E 1980 O SENSOR ERA UM CONTATO ELÉTRICO QUE QUANDO O MOTOR AQUECIA NUMA CERTA TEMPERATURA O INTERRUPTOR DE TEMPERATURA FACHAVA CONTATO COM AO ATERRAMENTO AO MOTOR PARA A LUZ DO PAÍNEL DE INSTRUMENTO,  INDICANDO QUE O MOTOR ESTA MUITO QUENTE, E O USUÁRIO TERIA QUE PARAR E VERIFICAR A CAUSA DO PROBLEMA, OU MESMO LEVAR A UMA OFICINA PARA RESOLVER.
A PARTIR DOS ANOS 1990, COMEÇARAM A EVOLUÇÃO DOS SENSORES DE TEMPERATURA, COM O MESMO OBJETIVO, PORÉM COM UMA FORMA MAIS EFICAZ DESENVOLVIDA PELA ENGENHARIA AUTOMOBILÍSTICA, VISANDO MAIS PRECISÃO E DETALHES DA TEMPERATURA DO MOTOR, AÍ A PARTIR DE ALGUMAS MONTADORAS COMEÇARAM A EVOLUÇÃO DA MARCAÇÃO DA TEMPERATURA, E ATUALMENTE OS SENSORES SÃO ALIMENTADOS POR  5V Á 0V VARIANDO SUA VOLTAGEM INVERSA  DE ACORDO COM O AQUECIMENTO DO MOTOR, E ESSE SENSOR E DO TIPO NTC, OU SEJA; QUANDO ESTA FRIO SUA VOLTAGEM ESTARÁ QUASE EM 5V, E O INVERSO QUANDO ESTA QUENTE.


VISTA INTERNA DA UCE.


ATUALMENTE ESTE SENSOR INFORMA SUA TEMPERATURA EM TEMPO REAL PARA A UNIDADE DE COMENDO, ELA PROCESSA ESSA INFORMAÇÃO GRAVA EM SUA MEMORIA  E ENVIA SUA INFORMAÇÃO PARA UM MELHOR CONTROLE DO MOTOR, E LEMBRANDO QUE MUITOS CARROS ATUAIS ESTE SENSOR INFORMA OS SEGUINTES ITÉNS A SEREM PROCESSADAS DA UCE, PARA ALGUMAS FUNÇÕES PROGRAMÁTICAS:

1- TEMPERATURA DO MOTOR
2- INDICADOS DO PAÍNEL
3- CONTROLE DE COMBUSTIVEL E ECONÔMIA
4- VENTOINHA DE 1ª VELOCIDADE
5- VENTOINHA DE 2º VELOCIDADE
6- PARTIDA Á FRIO
8- DESEMPENHO FUNCIONAL DO SISTEMA
9- E EM DETERMINADOS SISTEMA, A LIBERAÇÃO DO SISTEMA DO AR CONDICIONADO PELA BASE DE INFORMAÇÃO DA TEMPERATURA.

COMO ESTAMOS VENDO ESSE SENSOR É MUITO IMPORTANTE PARA UM PERFEITO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA E DESEMPENHO DO MESMO.

VAMOS ANALISAR UM EXEMPLO SE ESTE SENSOR INFORMAR A VOLTAGEM  EM 4.2V E O MOTOR ESTIVER FRIO, NESTE CASO SERÁ UM PROBLEMA MUITO SÉRIO AO MOTOR, PÓS TERÁ CONSUMO ALTO E ATÉ AFOGAMENTO DO MOTOR DEVIDO AO EXCESSO DE COMBUSTIVEL, PROVOCANDO UM POSSÍVEL CALÇO HIDRAÚLICO NO MOTOR E SEU PREJUÍZO SENDO MUITO ALTO AO REPARO. ENTÃO FIQUE ATENTO E DÊ MUITA ATENÇÃO A ESTE SENSOR OK.

Maiores informações em nosso curso em oficina do site www.eletromecanicas.com.br ou do nosso blog,  e estamos com turmas programáticas em prática na própria oficina, e ensinamos as técnicas e dicas de elaboração do curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

tecnologia automotiva