sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Curso de Eletricista com Injeção eletrônica em Oficina

OPORTUNIDADE DE APRENDER EM OFICINA

ATENÇÃO:

 Você Esta cansado de fazer cursos com muitos alunos e pouca prática, e não ter o treino prático necessários e desenvolvimento, estão venham fazer nossos cursos livres em oficina, daremos toda atenção que merecem, não estamos aqui para criar números, mas sim alunos e profissionais que realmente estão interessados em aprender a técnica  e desenvolver seu raciocínio lógico em oficina , então não perca mais tempo em sua vida, aproveita esta oportunidade de fazer 2 cursos e pagar somente 1, estamos aqui para ensinar a prática, dicas e desenvolvimento sem transtorno, com aulas somente aos sábados das 09:00 ás 12:00
Lembre-se se que só depende de você, e inteiramente de sua dedicação e interesse de desenvolver seu conhecimento e ter mais prática,
Instrutor qualificado em tecnologia da informação automotiva

Site: www.eletromecanicas.com.br

 21-9887-88561  //  ou mande dúvidas e pergunta via e-mail
tecflavio2007@yahoo.com.br
Inscrições abertas nesta turma, com entrada para garantir sua vaga.
  
Agora sim, promoção 2x1

Inscrições abertas para o curso livre de eletricista e injeção eletrônica em 05 meses, será realizado todos aos sábados das 13:00 ás 17:00, com professor Augusto em elétrica e Flávio em injeção eletrônica com inscrições antecipadas para garantir sua vaga.
Na elétrica das 13:00 ás 15:30  e na injeção das 15:40 ás 17:00 com a sequencia continuadas das aulas.

Cronograma do curso de elétrica e injeção em 05 meses.

ELÉTRICA:  PROFESSOR AUGUSTO

  • CONCEITOS BÁSICOS
  • MOTOR DE PARTIDA
  • ALTERNADOR
  • FARÓIS
  • LANTERNAS
  • FREIOS
  • COMANDO DE SETÁ
  • BUZINA
  • RELÉ
  • VENTUÍNHA
  • IGNIÇÃO
  • COMO FAZER SEGREDO
  • PISCA ALERTA

INJEÇÃO ELETRÔNICA: PROFESSOR FLÁVIO

  • CONCEITOS TÉCNICOS
  • SENSORES E ATUADORES
  • ACT
  • ECT
  • MAP
  • TPS
  • CKP
  • KS
  • VSS
  • DIS
  • INJETOR
  • BOMBA
  • RELÉ
  • HALL
  • BOBINA
  • CABO
  • VELA
  • SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
  • SISTEMA DE IGNIÇÃO
  •  FUNCIONAL DA UCE
  • KIT VERÃO
  • APRENDA A FAZER CORTE  DE BICOS DO GNV 
  • APRENDA A FAZER CORTE DE BOMBA PARA DO GNV

TUDO FEITO E COM PRÁTICA NA PRÓPRIA OFICINA, DURANTE 05 MESES E TODOS AOS SÁBADOS. COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM TECNOLOGIA E COM MUITA PRÁTICA AOS ALUNOS.

ATENÇÃO: MENDE UM E-MAIL SE NÃO CONSEGUIR FALAR POR TELEFONE:
E-MAIL:  TECFLAVIO2007@YAHOO.COM.BR

VALOR NORMAL DO CURSO:


A INSCRIÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO PODE SER FEITA VIA DEPÓSITO, APÓS CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO BRADESCO. LIGUE PARA FAZER O CADASTRO
21-98878-8561  \\ 2792-4486

WWW.ELETROMECANICAS.COM.BR
E-MAIL: TECFLAVIO2007@YAHOO.COM.BR


Com muitas dicas de Empresas e parcerias proporcionadas aos alunos, com proposito de cadastrar e adicionar parcerias no mercado do empreendedor.

Palestra em tecnologia e empresas aos profissionais em oficina


Em nossa oficina daremos dicas técnicas e macetes técnicos de prática em oficina e recursos adicionais práticos.

DICAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA:



 O SENSOR DE ROTAÇÃO É FUNDAMENTAL NO FUNCIONAMENTO DO VEÍCULO, TEMOS QUE FICAR ATENTO COM MUITA ATENÇÃO NESTE COMPONENTE, PÓS ELE É RESPONSÁVEL PELA CENTELHA DO VEÍCULO.



  • ABERTURA DA DISTÂNCIA CORRETA
  • DENTES AMASSADOS
  • DENTES OU SENSOR MUITO SUJO
  • MAL CONTATO NAS TOMADAS
  • ATERRAMENTO PERFEITO NA INDUÇÃO
  • SINAIS ENVIADOS A UCE
  • CUIDADO COM O AVIADOR DE AVANÇO EM CURSO
  • VALORES DA RESISTÊNCIA DA BOBINA DO MESMO
  • SE POSSÍVEL VERIFICAÇÃO DAS ONDAS COM OSCILOSCÓPIO
INSTRUTOR FLÁVIO

sábado, 8 de agosto de 2015

PALESTRA NO CVT DE QUINTINO

Palestra nesta quinta-feira dia 13-08-2015 tendo início ás 19:00 com o professor em tecnologia automotiva do Cvt de Quintino Faetec Flávio Magalhães, com o tema interface automotivo.
Com a presença das Empresas Sun equipamentos eletrônicos, Italian Gás e setenet. com muita dicas em scanner.


Venham conhecer esta tecnologia de ponta, só falta você!!!


DICAS TÉCNICAS PARA AULAS 2.




COMO MEDIR A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Coloque o manômetro entes da flauta ou tubo misturador em série com a mangueira, verifique a tabela do veículo qual a pressão do sistema, e funcione o carro, a pressão tem que ser equivalente a tabela especificada, e ao fechar a saída do combustível, tem que dobrar a pressão e não pode cair a pressão do sistema, tornando sua eficiência eficaz. em sala de aula faremos apresentações com mais clareza e eficiência do mesmo.





ESQUEMA ELÉTRICO.

Cuidado com as especificações técnicas, pós temos que ter muita atenção para resolvermos problemas técnicos, princípalmente em se tratando de eletro-eletrônica, requer mais cuidados e atenção.





CAIXA CENTRAL ELÉTRICA AUTOMOTIVA.

Atenção com fusíveis e relés das caixas centrais elétricas, pós temos que verificar atentamente todo mal contato e oxidações dos terminais dos sistemas de contatos.




MOTOR DE PASSO OU ATUADOR DE MARCHA-LESTA. IAC

Estabiliza ou regula a marcha-lesta do sistema automotivo em vários veículos, seu valor de teste em resistência é de 45R a 65R  com o multímetro na ponta do atuador entra A/D  E C/ D  OU  A /B  OU  C/ D   a resistência tem que ser entre a estabilizada pela tabela de teste.




REGULADOR DE PRESSÃO.

Tem a finalidade de assegurar sua pressão estabilizada pelo sistema de cada fabricante, verifique sua tabela de aplicação e pressão de cada veículo. Mede-se com vacômetro, até 400mg e não pode cair, caso contrario esta com defeito.






DISTRIBUIDOR E SENSOR DE FASE OU HALL. 

Tem a função de distribuir a corrente do sistema dos cilindros, seu funcionamento é baseado em um sistema funcional da ignição.
Como podemos testar sua função e sua continuidade deste sistema?

1- teste de continuidade
2- teste de sistema
3- teste de alimentação positiva
4- teste de alimentação negativa pulsante
5- saída pulsante para a central eletrônica 5v ou 12v dependendo do sistema




SENSOR DE ROTAÇÃO- CKP.

Tem a finalidade de levar a informação a uce, em forma de pulso magnético em forma de ondas, a central recebe este pulso, codifica e transfere sua referência aos componentes internos eletrônicas da uce e aumenta este pulso transformado, e assim envia a bobina de ignição.





SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA - TPS.

MEDE A POSIÇÃO DE ABERTURA DA BORBOLETA, EM REPOSO MEDE 0 Á 050, E EM PLENA CARGA MEDE DE 4,50 Á 4, 80 VOLT. 


domingo, 2 de agosto de 2015

INTRODUÇÃO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA AULA 1.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUTOMOTIVA.

Plano de ação em sala e laboratório.
Injeção eletrônica e GNV

1ª aulas de introdução de reconhecimento
2ª aulas de introdução de injeção eletrônica
3ª aulas de introdução de GNV
4ª aulas de ignição
5ª aulas de sensores
6º aulas de atuadores
7ª aulas de relé auxiliar
8ª aulas de circuito elétrico da injeção
9º aulas de circuito elétrico adicionais
10ª aulas de vídeos interativos da injeção
11ª aulas de GNV  introdução
12ª aulas de GNV componentes
13ª aulas de regulagem alta e baixa
15ª aulas de revisão geral
16ª  prova de injeção e GNV
18ª  aulas práticas em laboratório
19ª aulas práticas em sensores 1
20ª aulas práticas em sensores 2
21ª aulas práticas em ultra-som
22ª aulas em atuadores 1
23ª Aulas em atuadores 2
24ª Aulas em atuadores 3
25ª aulas de introdução em GNV
26ª aulas práticas em redutores
27ª aulas práticas em regulagem em GNV
28ª aulas práticas em scanner
29ª aulas práticas em scanner 2
30ª aulas práticas em revisão geral

Componentes do Sistema de Injeção Eletrônica, Parte I

Esta matéria de estudo é baseado com alunos e profissionais em tecnologia, temos o acompanhamento didáticos em planejamento e diversificação tecnológica dos nossos seguidores no aprendizado e desenvolvimento técnico, com uma parceria do site ww.eletromecanicas.com.br.

Evolução da ignição 1

EVOLUÇÃO IGNIÇÃO 2


Primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil

Resultado de imagem para carro gti 1989 Foi o Volkswagen Gol GTI o primeiro veiculo nacional a ser vendido no Brasil com injeção eletrônica; fabricado a partir de 1989. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fábrica com esta característica; no entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Volkswagen Fox (Volkswagen Voyage para exportação) em 1988.
Injecao eletronica-Carros a venda-Garagens de carros-Carros-4.jpg






ESQUEMA ELÉTRICO SANTANA

ESTE ESQUEMA SERÁ PARTE DOS ESTUDOS EFETUADOS EM PRÁTICA.


SISTEMA  DA FIAT IAW 1G6/ 1G7
EXERCÍCIOS:
1-  DEFINA  E DESCREVA CADA SENSORES E  ATUADORES E EXPLIQUE CADA FUNÇÕES DE FUNCIONAMENTO, ENTRADAS E SAÍDAS COM SEU PROCESSAMENTO DE CADA UM DOS COMPONENTES ABORDADOS.

RESPOSTA?
ENVIE PARA E-MAIL:  tecflavio2007@yahoo.com.br       vale 1,0 na prova 

EXEMPLO:

 14- SENSOR DE TEMPERATURA DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO, SUA CICLA ECT, TENSÃO DE 5 VOLT COM FIO DESLIGADO E LIGADO  DEPENDENDO DE SUA VARIAÇÃO DE GRAUS, VARIA SUA TENSÃO, É DO TIPO NTC, OU SEJA, QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MENOR A VOLTAGEM, ENVIA O SINAL DE TEMPERATURA DO MOTOR, CALCULA, MEDE E ESTABILIZA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR, ESTE SENSOR TAMBÉM ATUALMENTE  RESPONSÁVEL PELA PARTIDA Á FRIA, VENTUINHA DO MOTOR DE TEMPERATURA, INSTRUMENTO DO  PAÍNEL DE TEMPERATURA E UM MELHOR FUNCIONAMENTO DO MOTOR, ESTABILIZANDO A DOSAGEM DE COMBUSTÍVEL E ECONOMIA DO MESMO.




BOBINA DE IGNIÇÃO

Tem a função de transformar baixa tensão em alta tensão, sua alimentação é de 12 volt.

Existe a fase primária da ignição e a segundária, que estudaremos nas próximas detalhando melhor cada uma delas, defeitos e reparação e faremos uma demonstração prática em oficina, que postaremos no site www.eletromecanicas.com.br e também neste blog.



tecnologia da informação automotiva
Instrutor Flávio
aula de intrudução

UCE
O sistema de injeção eletrônica conta com uma série de componentes eletroeletrônicos que trabalham em conjunto para determinar, através de um monitoramento instantâneo, a melhor alimentação de combustível possível para qualquer regime de funcionamento.
O sistema conta com três tipos de componentes, o módulo eletrônico, conhecido como unidade de controle eletrônico (UCE) ou (MCE). Outro tipo é composto por um conjunto de sensores que monitoram as condições do ambiente e do próprio motor. E por último o sistema conta com outros componentes conhecidos como atuadores, responsáveis por agirem de modo a realizarem um efeito como abertura dos bicos injetores ou avanço de centelha da vela. Vamos estudar em duas matérias estes componentes que compõem a injeção eletrônica.
PTS

O sensor de posição da borboleta é o responsável por medir a abertura da borboleta de aceleração, também conhecido por TPS (Throttle Position Sensor), este sensor verifica o quanto o motorista está acelerando.
o TPS é alimentado pela UCE com uma referência de 5 volt, e a outra por massa via UCE, e o sinal de resposta para UCE dependendo de sua abertura variando a voltagem entre 0 a 5 volt. 
dsc00266
[Sensor de posição da borboleta de aceleração]


ACT
Sensor de temperatura do ar (ACT, Air Charge Temperature), com a finalidade de medir a temperatura do ar admitido pelo motor, este sensor tem grande importância na medida da densidade de ar para fazer a estequiometria correta. sua voltagem é NTC, ou seja; a voltagem varia inversamente a temperatura, se o motor estiver frio sua voltagem esta alta, se estiver quente ela estará baixa, sua alimentação é de 5 volt, com a tomada desligada e a chave de ignição ligada, para saber sua voltagem, ao ligar ela marcará sua voltagem de acordo com a temperatura do ar, variando inversamente a temperatura do ar.
dsc00262
[Sensor de temperatura do ar]

ECT

ECT (Engine Coolant Temperature) sensor de temperatura do líquido arrefecimento. Este sensor mede a temperatura do motor pela “água de radiador”, informa a central a temperatura do motor em qualquer regime de funcionamento. também este sensor é alimentado pela UCE, sua voltagem é de 5 volt com a tomada desligada, ao ligar a ignição com o sensor ligado, ele marcará a voltagem de acordo com a temperatura informada pelo sensor. Lembrando que este sensor também é NTC, temperatura inversa a voltagem, quando esta frio, a voltagem estará alta, e fria estará baixa.
dsc05265
[Sensor de temperatura do motor]

MAP

Sensor de pressão do coletor de admissão (MAP, Manifold Absolute Pressure), calcula a depressão no coletor de admissão e compara com a pressão atmosférica do ambiente. Quando for apenas map, mas nos carros normalmente encontraremos map intergrado, map e act, alimentação comum aos dois, mais sua resposta dependendo dos valores de cada um e função.
O map mede a depressão do motos e o act mede a temperatura do ar.
Alimentado com 5 volt para os dois sensores e massa, e resposta independentes dos dos para a central eletrônica UCE.
dsc00259
[Sensor de pressão do coletor]

HEGO OU SONDA

HEGO (Heated Exhaust Gas Oxygem Sensor) sensor de oxigênio dos gases de exaustão. Este sensor mede a quantidade de Oxigênio dos gases queimados na exaustão e compara com a quantidade de Oxigênio no ambiente.
Este sensor é alimentado por 12 volt e aterrado, e sua resposta veria dependendo dos gases em funcionamento do motor, sua resposta varia entre 0,50mv á 0950mv. estudaremos mais adiante este sensor mais a fundo.
dsc00292
[Sensor de Oxigênio]

CKP

O sensor de posição de cilindro CID( Cilinder Identification Sensor), também conhecido como sensor de rotação, este componente trabalha com o princípio do efeito “Hall” e geralmente fica posicionado a ler uma polia dentada, o pulso de tensão gerado pelo sensor ao passar por cada dente serve como referência para determinar uma contagem, no caso a rotação do motor.
dsc00278
[Sensor de rotação]

VSS

VSS (Vehicle Speed Sensor) ou sensor de velocidade do veículo. Geralmente colocado junto a caixa de transmissão este sensor mede a velocidade instantânea do veículo informando a central qualquer variação da mesma.
dsc00287
Na próxima matéria veremos os demais componentes do sistema de injeção de combustível.



bomba_de_injecao
Dando continuidade a matéria sobre os componentes da injeção eletrônica, vamos verificar uma nova gama de componentes do sistema responsável por alimentar o motor com combustível, de uma maneira mais eficiente possível.
O sistema de injeção eletrônica conta ainda com a tarefa de comandar o sistema de ignição, responsável por gerar a centelha elétrica das velas, este sistema é híbrido com a injeção eletrônica e comandado por ela.
MAF Mass Air Flow, sensor de fluxo de ar. Alguns tipos de sistemas utIlizam um sensor que mede o fluxo da passagem de ar na admissão, geralmente colocado na mangueira ou caixa do elemento filtrante do ar para o motor.


KS

KS Knock sensor ou sensor de detonação. Este sensor tem a função de monitorar as explosões dentro da câmara de combustão. Fica geralmente acoplado no bloco do motor conferindo a ordem de ignição e verificando uma possível pré-ignição.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL
bomba_de_injecao1
[Bomba elétrica de combustível]



FP Fuel Pump, Bomba de combustível, este atuador permanece funcionando sempre que o motor estiver funcionando. O bombeamento do combustível com uma determinada pressão é realizado pela bomba elétrica, que geralmente encontramos dentro do tanque de combustível.


VÁLVULA DO CANISTER 

O sistema conta com um dispositivo que eliminou aquele velho cheiro de combustível dentro das garagens. O Cânister cuida de absorver os gases dentro do tanque de combustível, sem que eles saiam para atmosfera e os condensa dentro de um filtro de carvão ativado. A válvula CANP Canister Purg Solenoid, válvula purga do cânister, trata de enviar o líquido condensado, para ser queimado no motor, para dentro do coletor de admissão.
dsc00274
[Válvula de purga do cânister]



A válvula injetora de combustível também é um componente importante do sistema. É através dela que o combustível é injetado. Conhecida popularmente com o nome de “bico”, a válvula injetora é uma peça formada por um corpo, vazado internamente contendo um enrolamento elétrico para formar um eletroímã e uma válvula unidirecional, para permitir ou não a passagem do combustível.
dsc00255
[válvula injetora]


TUBO MISTURADOR OU FLAUTA
flauta_injecao
[Tubo distribuidor, contendo quatro bicos e regulador de pressão]


REGULADOR DE PRESSÃO

O regulador de pressão é o componente que regula a pressão de linha de combustível. Todo sistema de injeção eletrônica de combustível possui um regulador de pressão em série com a bomba para garantir pressão exata de combustível para as válvulas injetoras, garantindo uma vazão de combustível ideal.
dsc00247
[Regulador de pressão de combustível]

Alguns tipos particulares de sistemas podem possuir outros componentes como a válvula EGR, recirculadora de gases ou ainda uma entrada de ar secundário, geralmente esses tipos de sistemas são mais antigos e comentaremos em futuras matérias.
.
Processamento de dados.

É baseado na transferência de voltagem (informação) capitado pela UCE, armazenado e codificado em uma Memória epron, que não se apaga, e uma Memória volátil (temporária) destro da unidade de comando
www.eletromecanicas.com.br
21-988788561
Apoío técnico
Atenção: informações totalmente gratuitas, com objetivo de apoio de interação tecnológica e desenvolvimento ao aluno e profissional no setor automotivo.

vídeo tecnológico
Sabemos que neste trabalho precisamos desenvolver e investir em determinadas funções para testes práticos, e fica inviável o diagnósticos se não tivermos algum dispositivo de teste em determinados trabalhos no setor automotivo, e pensando nisso desenvolvi um aparelho para auxíliar o profissional a desenvolver seus conhecimentos e testes efetuados nos automóveis, sem danificar o sistema.
Temos vários vídeos montado no youtube, vejem os vídeos e de um link, para que a cada dia possamos fazer melhor e acompanhar as dicas técnicas postados por nós em oficina e curso.


RELÉ
www.eletromecanicas.com.br

SCANNER SUN 

Maiores informações com Flávio M.B
E-MAIL: TECFLAVIO2007@YAHOO.COM.BR
21-988788561  // 2792-4486