Você
Esta cansado de fazer cursos com muitos alunos e pouca prática, e não ter o
treino prático necessários e desenvolvimento, estão venham fazer nossos cursos
livres em oficina, daremos toda atenção que merecem, não estamos aqui para
criar números, mas sim alunos e profissionais que realmente estão interessados
em aprender a técnica e desenvolver seu raciocínio lógico em oficina ,
então não perca mais tempo em sua vida, aproveita esta oportunidade de fazer 2
cursos e pagar somente 1, estamos aqui para ensinar a prática, dicas e
desenvolvimento sem transtorno, com aulas somente aos sábados das 09:00 ás
12:00
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inteiramente de sua dedicação e interesse de desenvolver seu conhecimento e ter
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Instrutor qualificado em tecnologia da
informação automotiva
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Inscrições abertas para o curso livre de eletricista e injeção eletrônica em 05 meses, será realizado todos aos sábados das 13:00 ás 17:00, com professor Augusto em elétrica e Flávio em injeção eletrônica com inscrições antecipadas para garantir sua vaga.
Na elétrica das 13:00 ás 15:30 e na injeção das 15:40 ás 17:00 com a sequencia continuadas das aulas.
Cronograma do curso de elétrica e injeção em 05 meses. ELÉTRICA: PROFESSOR AUGUSTO
CONCEITOS BÁSICOS
MOTOR DE PARTIDA
ALTERNADOR
FARÓIS
LANTERNAS
FREIOS
RÉ
COMANDO DE SETÁ
BUZINA
RELÉ
VENTUÍNHA
IGNIÇÃO
COMO FAZER SEGREDO
PISCA ALERTA
INJEÇÃO ELETRÔNICA: PROFESSOR FLÁVIO
CONCEITOS TÉCNICOS
SENSORES E ATUADORES
ACT
ECT
MAP
TPS
CKP
KS
VSS
DIS
INJETOR
BOMBA
RELÉ
HALL
BOBINA
CABO
VELA
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
SISTEMA DE IGNIÇÃO
FUNCIONAL DA UCE
KIT VERÃO
APRENDA A FAZER CORTE DE BICOS DO GNV
APRENDA A FAZER CORTE DE BOMBA PARA DO GNV
TUDO FEITO E COM PRÁTICA NA PRÓPRIA OFICINA, DURANTE 05 MESES E TODOS AOS SÁBADOS. COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM TECNOLOGIA E COM MUITA PRÁTICA AOS ALUNOS.
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A INSCRIÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO PODE SER FEITA VIA DEPÓSITO, APÓS CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO BRADESCO. LIGUE PARA FAZER O CADASTRO 21-98878-8561 \\ 2792-4486 WWW.ELETROMECANICAS.COM.BR E-MAIL: TECFLAVIO2007@YAHOO.COM.BR
Com muitas dicas de Empresas e parcerias proporcionadas aos alunos, com proposito de cadastrar e adicionar parcerias no mercado do empreendedor.
Palestra em tecnologia e empresas aos profissionais em oficina
Em nossa oficina daremos dicas técnicas e macetes técnicos de prática em oficina e recursos adicionais práticos.
DICAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA:
O SENSOR DE ROTAÇÃO É FUNDAMENTAL NO FUNCIONAMENTO DO VEÍCULO, TEMOS QUE FICAR ATENTO COM MUITA ATENÇÃO NESTE COMPONENTE, PÓS ELE É RESPONSÁVEL PELA CENTELHA DO VEÍCULO.
ABERTURA DA DISTÂNCIA CORRETA
DENTES AMASSADOS
DENTES OU SENSOR MUITO SUJO
MAL CONTATO NAS TOMADAS
ATERRAMENTO PERFEITO NA INDUÇÃO
SINAIS ENVIADOS A UCE
CUIDADO COM O AVIADOR DE AVANÇO EM CURSO
VALORES DA RESISTÊNCIA DA BOBINA DO MESMO
SE POSSÍVEL VERIFICAÇÃO DAS ONDAS COM OSCILOSCÓPIO
Palestra nesta quinta-feira dia 13-08-2015 tendo início ás 19:00 com o professor em tecnologia automotiva do Cvt de Quintino Faetec Flávio Magalhães, com o tema interface automotivo.
Com a presença das Empresas Sun equipamentos eletrônicos, Italian Gás e setenet. com muita dicas em scanner.
Venham conhecer esta tecnologia de ponta, só falta você!!!
DICAS TÉCNICAS PARA AULAS 2.
COMO MEDIR A BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Coloque o manômetro entes da flauta ou tubo misturador em série com a mangueira, verifique a tabela do veículo qual a pressão do sistema, e funcione o carro, a pressão tem que ser equivalente a tabela especificada, e ao fechar a saída do combustível, tem que dobrar a pressão e não pode cair a pressão do sistema, tornando sua eficiência eficaz. em sala de aula faremos apresentações com mais clareza e eficiência do mesmo.
ESQUEMA ELÉTRICO.
Cuidado com as especificações técnicas, pós temos que ter muita atenção para resolvermos problemas técnicos, princípalmente em se tratando de eletro-eletrônica, requer mais cuidados e atenção.
CAIXA CENTRAL ELÉTRICA AUTOMOTIVA.
Atenção com fusíveis e relés das caixas centrais elétricas, pós temos que verificar atentamente todo mal contato e oxidações dos terminais dos sistemas de contatos.
MOTOR DE PASSO OU ATUADOR DE MARCHA-LESTA. IAC
Estabiliza ou regula a marcha-lesta do sistema automotivo em vários veículos, seu valor de teste em resistência é de 45R a 65R com o multímetro na ponta do atuador entra A/D E C/ D OU A /B OU C/ D a resistência tem que ser entre a estabilizada pela tabela de teste.
REGULADOR DE PRESSÃO.
Tem a finalidade de assegurar sua pressão estabilizada pelo sistema de cada fabricante, verifique sua tabela de aplicação e pressão de cada veículo. Mede-se com vacômetro, até 400mg e não pode cair, caso contrario esta com defeito.
DISTRIBUIDOR E SENSOR DE FASE OU HALL.
Tem a função de distribuir a corrente do sistema dos cilindros, seu funcionamento é baseado em um sistema funcional da ignição.
Como podemos testar sua função e sua continuidade deste sistema?
1- teste de continuidade
2- teste de sistema
3- teste de alimentação positiva
4- teste de alimentação negativa pulsante
5- saída pulsante para a central eletrônica 5v ou 12v dependendo do sistema
SENSOR DE ROTAÇÃO- CKP.
Tem a finalidade de levar a informação a uce, em forma de pulso magnético em forma de ondas, a central recebe este pulso, codifica e transfere sua referência aos componentes internos eletrônicas da uce e aumenta este pulso transformado, e assim envia a bobina de ignição.
SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA - TPS.
MEDE A POSIÇÃO DE ABERTURA DA BORBOLETA, EM REPOSO MEDE 0 Á 050, E EM PLENA CARGA MEDE DE 4,50 Á 4, 80 VOLT.
Esta matéria de estudo é baseado com alunos e profissionais em tecnologia, temos o acompanhamento didáticos em planejamento e diversificação tecnológica dos nossos seguidores no aprendizado e desenvolvimento técnico, com uma parceria do site ww.eletromecanicas.com.br.
Foi o Volkswagen Gol GTI o primeiro veiculo nacional a ser vendido no Brasil
com injeção eletrônica; fabricado a partir de 1989. Hoje todos os
modelos brasileiros saem de fábrica com esta característica; no entanto o
primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o
Volkswagen Fox (Volkswagen Voyage para exportação) em 1988.
ESQUEMA ELÉTRICO SANTANA
ESTE ESQUEMA SERÁ PARTE DOS ESTUDOS EFETUADOS EM PRÁTICA.
SISTEMA DA FIAT IAW 1G6/ 1G7
EXERCÍCIOS:
1- DEFINA E DESCREVA CADA SENSORES E ATUADORES E EXPLIQUE CADA FUNÇÕES DE FUNCIONAMENTO, ENTRADAS E SAÍDAS COM SEU PROCESSAMENTO DE CADA UM DOS COMPONENTES ABORDADOS.
RESPOSTA?
ENVIE PARA E-MAIL: tecflavio2007@yahoo.com.br vale 1,0 na prova
EXEMPLO:
14- SENSOR DE TEMPERATURA DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO, SUA CICLA ECT, TENSÃO DE 5 VOLT COM FIO DESLIGADO E LIGADO DEPENDENDO DE SUA VARIAÇÃO DE GRAUS, VARIA SUA TENSÃO, É DO TIPO NTC, OU SEJA, QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MENOR A VOLTAGEM, ENVIA O SINAL DE TEMPERATURA DO MOTOR, CALCULA, MEDE E ESTABILIZA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR, ESTE SENSOR TAMBÉM ATUALMENTE RESPONSÁVEL PELA PARTIDA Á FRIA, VENTUINHA DO MOTOR DE TEMPERATURA, INSTRUMENTO DO PAÍNEL DE TEMPERATURA E UM MELHOR FUNCIONAMENTO DO MOTOR, ESTABILIZANDO A DOSAGEM DE COMBUSTÍVEL E ECONOMIA DO MESMO.
BOBINA DE IGNIÇÃO
Tem a função de transformar baixa tensão em alta tensão, sua alimentação é de 12 volt.
Existe a fase primária da ignição e a segundária, que estudaremos nas próximas detalhando melhor cada uma delas, defeitos e reparação e faremos uma demonstração prática em oficina, que postaremos no site www.eletromecanicas.com.br e também neste blog.
tecnologia da informação automotiva
Instrutor Flávio
aula de intrudução
UCE
O sistema de injeção eletrônica conta com uma série de componentes eletroeletrônicos que trabalham em conjunto para determinar, através de um monitoramento instantâneo, a melhor alimentação de combustível possível para qualquer regime de funcionamento.
O sistema conta com três tipos de componentes, o módulo eletrônico, conhecido como unidade de controle eletrônico (UCE) ou (MCE). Outro tipo é composto por um conjunto de sensores que monitoram as condições do ambiente e do próprio motor. E por último o sistema conta com outros componentes conhecidos como atuadores, responsáveis por agirem de modo a realizarem um efeito como abertura dos bicos injetores ou avanço de centelha da vela. Vamos estudar em duas matérias estes componentes que compõem a injeção eletrônica.
PTS
O sensor de posição da borboleta é o responsável por medir a abertura da borboleta de aceleração, também conhecido por TPS (Throttle Position Sensor), este sensor verifica o quanto o motorista está acelerando.
o TPS é alimentado pela UCE com uma referência de 5 volt, e a outra por massa via UCE, e o sinal de resposta para UCE dependendo de sua abertura variando a voltagem entre 0 a 5 volt.
[Sensor de posição da borboleta de aceleração]
ACT
Sensor de temperatura do ar (ACT, Air Charge Temperature), com a finalidade de medir a temperatura do ar admitido pelo motor, este sensor tem grande importância na medida da densidade de ar para fazer a estequiometria correta. sua voltagem é NTC, ou seja; a voltagem varia inversamente a temperatura, se o motor estiver frio sua voltagem esta alta, se estiver quente ela estará baixa, sua alimentação é de 5 volt, com a tomada desligada e a chave de ignição ligada, para saber sua voltagem, ao ligar ela marcará sua voltagem de acordo com a temperatura do ar, variando inversamente a temperatura do ar.
[Sensor de temperatura do ar]
ECT
ECT (Engine Coolant Temperature) sensor de temperatura do líquido arrefecimento. Este sensor mede a temperatura do motor pela “água de radiador”, informa a central a temperatura do motor em qualquer regime de funcionamento. também este sensor é alimentado pela UCE, sua voltagem é de 5 volt com a tomada desligada, ao ligar a ignição com o sensor ligado, ele marcará a voltagem de acordo com a temperatura informada pelo sensor. Lembrando que este sensor também é NTC, temperatura inversa a voltagem, quando esta frio, a voltagem estará alta, e fria estará baixa.
[Sensor de temperatura do motor]
MAP
Sensor de pressão do coletor de admissão (MAP, Manifold Absolute Pressure), calcula a depressão no coletor de admissão e compara com a pressão atmosférica do ambiente. Quando for apenas map, mas nos carros normalmente encontraremos map intergrado, map e act, alimentação comum aos dois, mais sua resposta dependendo dos valores de cada um e função.
O map mede a depressão do motos e o act mede a temperatura do ar.
Alimentado com 5 volt para os dois sensores e massa, e resposta independentes dos dos para a central eletrônica UCE.
[Sensor de pressão do coletor]
HEGO OU SONDA
HEGO (Heated Exhaust Gas Oxygem Sensor) sensor de oxigênio dos gases de exaustão. Este sensor mede a quantidade de Oxigênio dos gases queimados na exaustão e compara com a quantidade de Oxigênio no ambiente.
Este sensor é alimentado por 12 volt e aterrado, e sua resposta veria dependendo dos gases em funcionamento do motor, sua resposta varia entre 0,50mv á 0950mv. estudaremos mais adiante este sensor mais a fundo.
[Sensor de Oxigênio]
CKP
O sensor de posição de cilindro CID( Cilinder Identification Sensor), também conhecido como sensor de rotação, este componente trabalha com o princípio do efeito “Hall” e geralmente fica posicionado a ler uma polia dentada, o pulso de tensão gerado pelo sensor ao passar por cada dente serve como referência para determinar uma contagem, no caso a rotação do motor.
[Sensor de rotação]
VSS
VSS (Vehicle Speed Sensor) ou sensor de velocidade do veículo. Geralmente colocado junto a caixa de transmissão este sensor mede a velocidade instantânea do veículo informando a central qualquer variação da mesma.
Na próxima matéria veremos os demais componentes do sistema de injeção de combustível.
Dando continuidade a matéria sobre os componentes da injeção eletrônica, vamos verificar uma nova gama de componentes do sistema responsável por alimentar o motor com combustível, de uma maneira mais eficiente possível.
O sistema de injeção eletrônica conta ainda com a tarefa de comandar o sistema de ignição, responsável por gerar a centelha elétrica das velas, este sistema é híbrido com a injeção eletrônica e comandado por ela.
MAF Mass Air Flow, sensor de fluxo de ar. Alguns tipos de sistemas utIlizam um sensor que mede o fluxo da passagem de ar na admissão, geralmente colocado na mangueira ou caixa do elemento filtrante do ar para o motor.
KS
KS Knock sensor ou sensor de detonação. Este sensor tem a função de monitorar as explosões dentro da câmara de combustão. Fica geralmente acoplado no bloco do motor conferindo a ordem de ignição e verificando uma possível pré-ignição.
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
[Bomba elétrica de combustível]
FP Fuel Pump, Bomba de combustível, este atuador permanece funcionando sempre que o motor estiver funcionando. O bombeamento do combustível com uma determinada pressão é realizado pela bomba elétrica, que geralmente encontramos dentro do tanque de combustível.
VÁLVULA DO CANISTER
O sistema conta com um dispositivo que eliminou aquele velho cheiro de combustível dentro das garagens. O Cânister cuida de absorver os gases dentro do tanque de combustível, sem que eles saiam para atmosfera e os condensa dentro de um filtro de carvão ativado. A válvula CANP Canister Purg Solenoid, válvula purga do cânister, trata de enviar o líquido condensado, para ser queimado no motor, para dentro do coletor de admissão.
[Válvula de purga do cânister]
A válvula injetora de combustível também é um componente importante do sistema. É através dela que o combustível é injetado. Conhecida popularmente com o nome de “bico”, a válvula injetora é uma peça formada por um corpo, vazado internamente contendo um enrolamento elétrico para formar um eletroímã e uma válvula unidirecional, para permitir ou não a passagem do combustível.
[válvula injetora]
TUBO MISTURADOR OU FLAUTA
[Tubo distribuidor, contendo quatro bicos e regulador de pressão]
REGULADOR DE PRESSÃO
O regulador de pressão é o componente que regula a pressão de linha de combustível. Todo sistema de injeção eletrônica de combustível possui um regulador de pressão em série com a bomba para garantir pressão exata de combustível para as válvulas injetoras, garantindo uma vazão de combustível ideal.
[Regulador de pressão de combustível]
Alguns tipos particulares de sistemas podem possuir outros componentes como a válvula EGR, recirculadora de gases ou ainda uma entrada de ar secundário, geralmente esses tipos de sistemas são mais antigos e comentaremos em futuras matérias.
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Processamento de dados.
É baseado na transferência de voltagem (informação) capitado pela UCE, armazenado e codificado em uma Memória epron, que não se apaga, e uma Memória volátil (temporária) destro da unidade de comando
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Apoío técnico Atenção: informações totalmente gratuitas, com objetivo de apoio de interação tecnológica e desenvolvimento ao aluno e profissional no setor automotivo.
vídeo tecnológico
Sabemos que neste trabalho precisamos desenvolver e investir em determinadas funções para testes práticos, e fica inviável o diagnósticos se não tivermos algum dispositivo de teste em determinados trabalhos no setor automotivo, e pensando nisso desenvolvi um aparelho para auxíliar o profissional a desenvolver seus conhecimentos e testes efetuados nos automóveis, sem danificar o sistema. Temos vários vídeos montado no youtube, vejem os vídeos e de um link, para que a cada dia possamos fazer melhor e acompanhar as dicas técnicas postados por nós em oficina e curso.
RELÉ
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